domingo, 14 de março de 2010

Principais regras do Basquete

* Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.

* Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.A equipe que não consguiu pegar a bola ficará com a seta.

* Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

* Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

* Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas.

* Pontuação - O ponto é válido somente quando a bola entra na cesta. Uma cesta de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); uma cesta de lance livre vale 1 ponto.

* Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

* Resultado – O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

* Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajetória para a cesta, até que esta toque no aro.

* Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipe não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, a cesta conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado a cesta, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).

* Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.

* Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipe esteja de posse de bola.

* Regra dos 8 segundos - Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.

* Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar a bola para a cesta do adversário.

* Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.

* Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa.

* Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

* Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

* Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.

* Falta anti-desportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.

* Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.

* Falta da equipe – Se uma equipe cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.

* Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

* Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.

90 comentários:

  1. não esta muito completo para meu nivel de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. adorei pq esta completo para o meu trabalho de educação fisica!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. é até que da para fazer meu trabalho de educação física

    ResponderExcluir
  4. esta bem completa só que ta muiiitu grande sou preguiçosa kkk' nao vou conseguir copiar tudo isso.........kkk' preguiça mata.........

    ResponderExcluir
  5. ta uma bosta sao as principais que eu quero e nao todas

    ResponderExcluir
  6. Bondo de preguissos q não copião vão se ferrar, esta completo e se quer 1 trabalho bem feito estar ae....

    ResponderExcluir
  7. muito legal ai estar tudo q preciso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim tbm nd faltou vou tirar uma nota boa

      Excluir
  8. ESTÁ PERFEITO PARA O MEU TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    ResponderExcluir
  9. muito bom,para meu trabalho esta completo :D

    ResponderExcluir
  10. bom eh um pokinho grande mas se eu quise tira uma nota boa tem q te dexa a preguisa de lado e copia

    ResponderExcluir
  11. esclareceu todas as duvidas da minha mente............

    ResponderExcluir
  12. da proxima vez faz um resumo.................

    ResponderExcluir
  13. texto super completo vou tirar 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  14. bom to querendo tirar 10 mais seria melhor se resumisse um pouco sabe nao sou doida de copiar esse monte de coisa

    ResponderExcluir
  15. Sai fo ra sou mais pega com meus amigos para copia do q copia isso tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu folgado não vai ser nada na vida se for depender dos outros

      Excluir
    2. esse deve pegar as respostas de gramatica com o amigo tambem. Por que nem o portugues correto sabe escrever.

      Excluir
  16. Completo, infelizmente muito grande para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  17. aff texto grande da porra veeii, resume isso ae kk

    ResponderExcluir
  18. meu deus morrendo por causa de um textinho desses aff...preguiçosos(a) seee fossem da minha escola iam morrer entao...quanta gente preguiçoso

    ResponderExcluir
  19. ta ótimo para meu trabalho!

    ResponderExcluir
  20. é muita coisa pra uma pessoa.....
    da até preguiça....

    ResponderExcluir
  21. essa merda nao presta corno arronbado

    ResponderExcluir
  22. muito bom o seu texto, so que eu tenho que copiar :(

    ResponderExcluir
  23. minha professora pediu em manuscrito que chato

    ResponderExcluir
  24. to precisando vou copiar!!

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei muito das respostas elas estão completas e me ajudaram a fazer meu trabalho de educação física.

    ResponderExcluir
  26. E Nós Vida Loka seus recalque ( PREGUIÇOSOS ) tirei 10,0 to só tirando da cara de voseis troxas

    ResponderExcluir
  27. meu deus do ceu este texxto sobre as principais regras do basquete e munto grande de 5 folhas do meu caderno :/ do muinto cansada

    ResponderExcluir
  28. Aff, ta ótimo esse texto, preciso e compreensível, essa geracão de hoje que ta muito folgada ...

    ResponderExcluir
  29. Adorei muito bom, acabei de terminar de copiar... Recomendo!!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei! Estou no 3º Ano e super me ajudou! Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Tenho dez e copiei tudo em um dia e não sou o Mateus Hipólito bezerra

    ResponderExcluir
  32. Tenho dez e copiei tudo em um dia e não sou o Mateus Hipólito bezerra

    ResponderExcluir
  33. Muito bom,bem explicado,me ajudou muito ✌✌

    ResponderExcluir
  34. foda-se se você copio isso em um dia mateus hipolito bezerra fdp sua mae aquela deliçia

    ResponderExcluir
  35. minha lição era de 20 regras do basquete ajudou muito....... muito obrigado

    ResponderExcluir
  36. MDS seus otarios ñ conseguem nem copiar uma merdinha q nem essa!!
    vão se achar d+ em outro lugar pq aki vadio n é bem vindo!!!

    ..I..

    ResponderExcluir
  37. Mas não ajudou a mim! Mas...Fazem um resumo ai vcs que estão brigando ou outro site pode ser melhor que essa merda que xinga

    ResponderExcluir
  38. MUITO OBRIGADO, ME AJUDOU MUITO, TEXTO NOTA 10

    ResponderExcluir
  39. bom me ajudou no trabalho de ed fisica

    ResponderExcluir
  40. PAREM DE RECLAMAR ESSE TEXTO TA 10

    ResponderExcluir
  41. voces nao sabem o que querem... quem diz que e muito comeca fazer seu job.

    ResponderExcluir
  42. isso não são regras!são teorias de como jogar!

    ResponderExcluir